domingo, 24 de julho de 2011

Cultura na Praça

O evento foi realizado no dia 27 de maio, na Praça da Paz, Mário Andreazza, pelo Centro Dom Hélder que existe há onze anos e que realiza o evento desde 2009, acontecendo sempre na última sexta-feira de cada mês, sob a coordenação de Patrícia Luna e, agora, com apoio e parceria do Núcleo Municipal de Leitura e Produções Artístico–Culturais.
As manifestações culturais apresentadas foram prestigiadas não só pelos alunos da rede municipal, mas por toda a comunidade, que se fez presente no local em grande número, deixando assim todos que promovem atos culturais na cidade de Bayeux voltados para crianças e adolescentes muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido e objetivo principal alcançado, como diz a coordenadora Patrícia Luna, “o principal objetivo é fomentar a cultura nos espaços, para mostrar a Comunidade o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro".
O coordenador do Núcleo de Leitura, Gilberto Silva, que estava presente, também falou da importância dos movimentos culturais no Município e da parceria com o Centro, que “além de promover a inclusão social estimula a auto-estima dos jovens alunos de Bayeux, e os afasta das ruas e das drogas.”







Formatura do Projovem: um dia pra se lembrar

Foi uma noite mais que especial para os alunos do Projovem Urbano da Escola Municipal de Ensino Funda-mental Maria do Carmo da Silveira, em Bayeux. No dia 17/03/11, aconteceu a formatura da primeira turma do programa. A festa reuniu professores e familiares dos formandos. Voltado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, o Projovem oferece formação profissional, além da conclusão do ensino fundamental.

 
Realizado em parceria com o Estado, o Programa é executado em três núcleos, na cidade de Bayeux. Além da E.M.E.F Maria do Carmo, é realizado nas escolas Flávio Ribeiro e Tancredo Neves.
Cada turma possui cerca de 60 alunos. Dos estudantes que fizeram o curso no Maria do Carmo, 20 concluíram o supletivo do 2º grau. Alguns, inclusive, alcançaram médias excelentes no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
Segundo os organizadores, a previsão é que, até o mês de agosto, sejam abertas as inscrições para a próxima turma do Projovem. Para ingressar no programa, os interessados precisam atender a todos os pré-requisitos, como, por exemplo, ser submetido a um teste prático de leitura.
De acordo com a professora Inalda Pontes, além da formação básica, os formandos receberam capacitação para garçom e atendente de lanchonete. “É uma oportunidade de obter conhecimentos e conseguir uma formação profissional”, avalia a professora.
Para a secretária de Educação de Bayeux, Madalena Araújo, a formatura confirma a dedicação dos jovens. “Desejo que eles tenham sucesso e nunca esqueçam que só através da educação é possível alcançar a vitória. Todos se dedicaram, lutaram contra as dificuldades, e agora estão de parabéns pela conquista”, diz a Secretária. A festa foi animada por um DJ e contou com um buffet fechado para convidados.

Bayeux oferece Pós-graduação aos educadores do Município

A Prefeitura Municipal de Bayeux juntamente coma Secretaria de Educação consolidaram uma parceria com a faculdade Barão de Mauá para oferecer gratuitamente cursos de pós-graduação aos servidores públicos municipais da educação.
Na aula inaugural, realizada no dia 16 de Março, no Buon Gusttaio Recepções, os presentes puderam perceber o esforço e investimento do Município para transformar a realida-de da educação local.

Cozinha Brasil vem melhorar o desempenho das merendeiras do Município


Foi realizado dos dias 02 a 06 de maio de 2011, na E.M.E.F Senador Ruy Carneiro, localizada na bairro São Bento, o curso Cozinha Brasil, em parceria com o SESI/PB. O público alvo era constituído por merendeiras das escolas e creches municipais de Bayeux, sendo também aberto ao público.
O Curso foi ministrado pela nutricionista Ana Luiza e pela assistente Gorete, tendo como objetivo orientar as merenderas para que possam melhor atender as crianças, com refeições nutritivas e apetitosas.



Secretaria de Educação implanta Matriz de Habilidades


Foi aprovada a Resolução do Conselho Municipal de Educação que autoriza a implantação do "Construindo o Alicerce", destinado às séries iniciais. O programa prevê uma matriz de habilidades e direciona toda a rotina de atividades em sala de aula.
Nos dias 10 e 11 de março de 2011, cerca de 120 educadores que trabalham com o 1º e 2º anos participaram de uma formação inicial que os prepararam para atender as exigências do novo programa.

Brasil Alfabetizado em Bayeux

A Prefeitura de Bayeux, junto com a Secretaria de Educação do Município, promoveu o curso de Formação Brasil Alfabetizado do MEC, Que aconteceu de 4 a 8 de abril de 2011 na E.M.E.F Ruy Carneiro, teve como ministrantes: Rejane Barros (Português), Marinalva Cabral Cassiano(Matemática), Raquel Sabino (EJA) e Tânia Regina Cunha (Projeto Olhar Brasil). No Município atualmente existem: 45 Turmas ativas, 52 Alfabetizadores e 826 Alfabetizandos, formando, com isso, cada vez mais cidadãos alfabetizados em nosso Município.
 

Educação e boa alimentação combinam

Merenda farta e de qualidade é um
dos pontos fortes na Educação de Bayeux

Uma boa alimentação é um fator imprescindível ao pleno exercício das atividades escolares. E nesse ponto Bayeux vem se destacando mais uma vez. Todas as escolas disponibilizam aos alunos do Município uma merenda de alta qualidade, durante todo o ano letivo, com ingredientes balanceados e variados, sempre acompa-nhado de muita preocupação no preparo da mesma.
Isso pode ser observado, a olhos nus, no aproveitamento e desempenho intelectual dos alunos em toda a rede municipal de ensino, uma vez que esse rendimento é reflexo da elevada qualidade da merenda.

Um novo tempo na Educação em Bayeux

Mais Educação vem se destacando por suas iniciativas
em conjunto com o Núcleo de Leitura do Município


Em 2009, o Programa Mais Educação chega a Bayeux, tendo como objetivo aumentar a oferta educativa por meio da integração de atividades que agregam: acompanhamento pedagógico, esportes, lazer, cultura, artes, prevenção e promoção da saúde, enfim, educação em todos os seus níveis. Através dessas diretrizes, busca continuamente a otimização do desempenho escolar, a melhoria do ensino e a diminuição da evasão nas escolas municipais. Ou seja, visa melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade.
Em parceria com o Núcleo Municipal de Leitura e Produções Artístico-Culturais, e sob a coordenação de Gilberto Silva, o Programa vem se destacando por suas iniciativas de melhoria da Educação no Município.
Essa evolução pode ser percebida por todos os cidadãos, visto que a comunidade bayeuxense se transformou no palco princi-al da realização das bem sucedidas ativida-des desenvolvidas através dessa parceria.
Seguem algumas ações do Mais Educação e do Núcleo de Leitura em Bayeux:

I Mostra Mais Educação - A Mostra foi realizada em Agosto de 2010. Sua finalidade foi apresentar à população os avanços atingidos pelo Programa durante os 6 meses de atuação. O evento contou com a ilustre presença de Tânia Pasqualini, consultora Norte-Nordeste do MEC.



Desfile Cívico 2010 - O desfile de 2010 contou com o apoio do Mais Educação com a presença de uma multidão de 30 mil pessoas, lotando a Av. Liberdade. Durante a marcha, pode-se observar a presença de pelotões abordando temas como educação cidadã, ambiental e inclusiva.



Cantata Natalina: Natal Mais - Esse evento foi realizado em homenagem aos 51 anos de Bayeux. Formada por 500 estudantes do Município, a Cantata Natalina: Natal Mais presenteou o público com canções natalinas, estas intercaladas de marcantes apresentações de teatro e dança.




Colônia de Férias “Férias Felizes” - Bayeux se destaca na Paraíba pelo pioneirismo na Educação Integral


Promover um ensino vivo, significativo, que possibilite a formação de pessoas esclarecidas e atuantes é possível. Essa é a linha de pensamento que norteou o desenvolvimento desse Projeto. Há muito se procurava uma alternativa para a efetivação de uma educação integral em Bayeux, e enfim a Colônia de Férias consolidou esse ideal.
Durante o período de 10 a 27 de Janeiro, 23 escolas do Município se transformaram em uma rede de colônia de férias, proporcionando aos seus estudantes momentos de diversão, lazer, cultura e bastante aprendizado.
Para a realização desse trabalho, os mais de 400 oficineiros contaram, no dia 06 de Janeiro, com um curso de capacitação, em relação ao tema da Colônia, as drogas.
Nessa formação, os presentes contaram com palestras dos principais representantes da Educação de Bayeux, entre eles: Maria Madalena (Secretária Municipal da Educação) e Gilberto Silva (Coordenador do Núcleo Municipal de Leitura e do Comitê Municipal do Mais Educação).
No Projeto, foi utilizado um programa de oficinas, abrangendo: Agenda 21, Teatro, Dança, Música, Esportes e Letramento, entre outras oficinas especificas por escola – cada uma pôde adotar as oficinas que mais lhe parecesse pertinentes e criar outras que achasse necessárias.
A aceitação foi geral. Todas as escolas receberam durante o mês de Janeiro, além do alunado fixo, crianças e adolescentes da Comunidade, excedendo assim as expectativas de sucesso. Dessa forma, esses jovens tiveram a oportunidade de aproveitar as férias de forma produtiva, participando de atividades que lhes ofereceu, além de entretenimento, uma interação saudável com outros alunos e, acima de tudo, muito conhecimento.







 
Segue lista de escolas participantes do Projeto Colônia de Férias:
Ruy Carneiro, Berenice Ribeiro, Joaquim Lafayette, Dom Helder, Otílio Ciraulo, Edgar Seagar, João Fernandes Lima, Flávio Ribeiro, Fernando Cunha da Lima, João Belmiro, Sandra Maria, Moacyr Dantas, João Jacinto, Assis Chateaubriand, Maria das Neves, Pascoal Massílio, Petrônio Figueiredo, Luciano Ribeiro, Ayrton Ciraulo, Jaime Caetano, Joana Fortunato, Tancredo Neves e Rita Alves.
*as últimas 6 não possuem o Mais Educação mas adotaram o Projeto Colônia de Férias.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Confira a Primeira Edição do Jornal

Acesse o link e confira a edição piloto do Jornal.
Lembrem-se que vocês sempre podem dar sugestões e ideias para melhorar as matérias. Entre em contato conosco sempre que tiver algo interessante acontecendo na sua escola ou seu bairro, para que possamos difundir para todos do Município.
Hoje somos a voz da educação de Bayeux e precisamos de você para que possamos gritar mais alto e fazer com que todos escutem a evolução da nossa cidade!